segunda-feira, 23 de julho de 2007

Músico ou Levita???





Nem todo músico é Levita, mas todo Levita deve ser um bom músico.
Sua origem está na tribo de Levi, uma das doze tribos de Israel, e esta tornou-se destacada entre as demais no episódio da idolatria do povo de Israel ao bezerro de ouro ( Ex.32:26), e a partir deste momento, esta família teve real importância na vida e no culto Israel.

Tal importância levou Moisés dedicar um livro do Pentateuco a esta tribo, o livro de Levíticos; tiveram uma "MISSÃO" de maior responsabilidade: cuidarem do Tabernáculo (Nm.1:49-54).

Nessa época a música não estava associada ao serviço do culto. O Levita auxiliava o Sacerdote no culto e nas obrigações do Tabernáculo: Levita auxilia na Celebração!!!
Foi Davi, quem agregou a música ao culto judaico, e separou dentre esta tribo os que eram hábeis e de vocação à ministrarem ao SENHOR com instrumentos e com vozes. Em I Cr.23:13,26-32, encontramos uma descrição clara da "MISSÃO" do Levita e de sua função. No Cap. 25:1 nos mostra como estavam agrupados estes Levitas para o serviço do culto.

Podemos, então, entender que Levita é alguém:
- que sabe "SERVIR";
- que entende o seu papel e sua "MISSÃO" (II Cr.3:3-14; 29:31; Ed.8:15-20);
- que sabe ser "ADORADOR" (Sl.134; 84:4).

Vocação. Acredito que vocação é muito mais que simples aptidão ou dom natural.
Ter talento para determinada função na vida e principalmente na Igreja, não representa, necessariamente, que isso seja vocação.

Na verdade hoje enfrentamos uma certa crise com a falta de Músicos (Levitas) em nossa Igreja. Identificar realmente quem é chamado a ser um Levita é um grande desafio.

Aquele que é escolhido é preparado por Deus à exercer determinada função, veja (Ef.4:11,12; At.13:1-3). Uma grande verdade que precisamos concordar: “Deus não escolhe apenas os capacitados, mas capacita aos Seus Escolhidos” (Ex.35:30-36:1,2).

Que possamos identificar em primeira instância alguns elementos importantes e básicos em nossa vocação:

- Não existe Vocação sem antes uma genuína Transformação e Regeneração do ESPÍRITO SANTO em nossas vidas. É necessário Nascer de Novo, um verdadeiro "AVIVAMENTO" .
- JESUS nos chamou para sermos Discípulos e não adoradores profissionais.

Nossa "MISSÃO" é sermos discípulos do Bom Mestre e "AVIVAR" . A adoração é conseqüência de uma vida de comunhão com JESUS. Adorar é aprender com o SENHOR no caminho, a isso, eu chamo de CHAMADO.
Aqui fica-nos o desafio de fazermos a diferença, em nosso Ministério e em nossas Vidas.

Que sejamos verdadeiros LEVITAS!!!
PAZ & MÚSICA!!!
Marcelinho "Missão Avivamento"

4 comentários:

Anônimo disse...

Que Deus sempre nos dê esta graça de poder habitar em seu santuário para sempre.
"Pois um dia em vossos átrios vale mais que mil fora deles." Sl. 83,11.

MINISTÉRIO UNÇÃO E CONQUISTA disse...

Me desculpa mas hoje não existe levitas na igreja,para ser teria q ser da tribo de levi; são musicos ou ministros de louvor.A função principal de um levita não era tocar ou cantar, era cuidar do tabernaculo.
e-mail-bispopaulodesouza@oi.com.br
Igreja do Evangelho Pleno em Missões
(IEPEM)
MINISTÉRIO UNÇÃO E CONQUISTA
rua, antonio belote, 264 N.iguaçu-Rj

VAGNER CORRÊA disse...

exite um erro; pois antes da tribo de levi disse Deus para Moises, não e Arão teu irmão 'o levita'

Ane Lia Weiss disse...

Não concordo que todo levita deva ser um bom musico, pois dos 40.000 levitas somente 3.600 eram musicos ou cantores, o restante eram porteiros, oficiais e juizes e superintendentes. Os levitas iam desde a manutenção da casa do Senhor até os responsáveis pelo tesouro e uns cuidavam até dos negocios externos da casa de Deus, haviam muitos que davam manutenção ou trabalhavam nos bastidores da casa e também ensinavam a lei.